PCMG promove mutirão de coleta DNA de familiares de desaparecidos

Números de desaparecidos e de cadastrados no baco de amostras de DNA

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integra, nesta semana, a campanha de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Para intensificar o trabalho já realizado, a PCMG promove um mutirão, a partir desta segunda-feira (14/6), em diferentes regiões do estado. A proposta da ação é facilitar a busca de pessoas desaparecidas, por meio do incremento de informações no Banco Nacional de Perfis Genéticos. O mutirão vai até sexta-feira (18/6).

Podem participar, familiares (no mínimo dois) em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência:  pai e mãe; filhos e o genitor do filho do desaparecido; e irmãos – no caso de filhos e irmãos, quantos forem possíveis.  A recomendação de coleta em pessoas com esse grau de parentesco visa à maior efetividade do cruzamento de dados do doador e do desaparecido.

Coleta e doação

Os pontos de coleta de Minas Gerais estão localizados no Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette, em Belo Horizonte, e também nas cidades de Barbacena, Betim, Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Ouro Preto, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha e Vespasiano. Clique aqui para consultar os endereços.

Para doar, basta se dirigir a um dos 24 locais de coleta distribuídos pelo estado, das 8h às 18h, portando o Registro de Evento de Defesa Social (Reds/boletim de ocorrência) do desaparecimento e um documento oficial com foto (RG, CHN, passaporte, carteira profissional ou carteira de trabalho). O procedimento é simples e indolor, o swab bucal: passa-se uma espécie de esponja no interior da boca do familiar e são retiradas células da mucosa bucal.
 

  • Confira neste link informações relevantes sobre procedimentos a serem adotados em caso de desaparecimento de pessoas, além de mais detalhes da campanha.


Pontos de coleta no Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG

Patos de Minas
Posto de Perícia Integrada – Rua Hildebrando José de Souza 27, bairro Bela Vista.

Uberlândia
Hospital das Clínicas – Universidade Federal de Uberlândia – Avenida Pará, s/nº, bairro Umuarama. 

Unaí
Delegacia Regional de Polícia Civil (anexo) – Avenida Vereador João Narcis

LIVE OFFLINE
track image
Loading...