Temperatura sofrerá enorme escalada nos próximos dias

Lagoa do Parque do Sabiá, bairro Tibery, Uberlândia, MG

Uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do Brasil nesta semana de Sul a Norte, trazendo temperatura muitíssimo acima do normal para esta época do ano para a Região Sul e calor muito intenso no Centro-Oeste e outras regiões do país. Vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC.

A massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical, o que vai determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

A temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado em Meteorologia para aferir o quão quente ou fria é uma massa de ar, vai chegar a valores de 24ºC a 25ºC do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, a temperatura também sobe, mas não muito em relação que se agora se registra. O aquecimento será mais acentuado no Triângulo Mineiro com máximas de 35ºC ou mais em algumas cidades. Em Uberlândia, a semana terá temperatura média de 15 graus (mínima) e 31 graus (máxima). A umidade do ar, na cidade, continuará muito baixa, com taxas abaixo de 20%, o que colocará o município, mais uma vez, em estado de alerta.

Por: Rádio Vitoriosa e MetSul Meteorologia

LIVE OFFLINE
track image
Loading...