Retorno das aulas práticas presenciais nos cursos de graduação será decidido pela instância máxima da UFU

Um dos assuntos mais importantes da pauta da reunião desta sexta-feira (17/09), realizada pelo Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Congrad/UFU), foi encaminhado para decisão do Conselho Universitário (Consun). O item 3.3 tratava a liberação da oferta presencial dos componentes curriculares práticos, a partir de novembro de 2021, e dos componentes teóricos e teóricos-práticos, a partir de janeiro de 2022.

Coordenadora da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) e relatora do processo, a professora Núbia dos Santos Saad chegou a apresentar parecer favorável às demandas que solicitavam autorização da realização de aulas práticas presenciais, a partir de novembro, dos componentes curriculares integralmente práticos que não foram ofertados no formato remoto e aos componentes curriculares integralmente práticos e teóricos práticos, desde que obedecidas as condições de segurança sanitária determinadas pelo Protocolo de Biossegurança da UFU. Quanto aos componentes curriculares integralmente teóricos, a relatora apresentou parecer favorável para que sejam ofertados  no formato remoto em novembro, e no formato híbrido ou presencial, a partir de 5 de janeiro de 2022.

No parecer, Saad destacou aspectos como:  represamento de estudantes em disciplinas totalmente práticas, estruturação dos Protocolos Internos de Biossegurança (PIBs) e do Comitê de Monitoramento à Covid-19, além da redução no índice de pandemia e do avanço da cobertura vacinal.

Antes da sondagem, no entanto, o conselheiro Fernando Oliveira, representante técnico administrativo no Congrad, fez encaminhamento sugerindo que o assunto fosse levado ao Conselho Universitário (Consun). “Entendo que é o local mais democrático para essa apreciação, devido ao escopo da matéria. Talvez seja a decisão mais importante que a UFU tenha tomado até hoje”, destacou.

O encaminhamento do conselheiro foi aprovado por 49 votos favoráveis, 35 contrários e seis abstenções. Desta forma, a matéria será levada a uma assembleia extraordinária do Consun, que ocorrerá já na próxima segunda-feira (20/09). A reunião terá transmissão ao vivo no YouTube, via Canal da UFU, a partir das 14 horas.

Por: Portal Comunica UFU

Foto desta publicação: Alexandre Costa

LIVE OFFLINE
track image
Loading...