Vacinação Antirrábica na zona urbana começa no próximo sábado (23)

Para garantir que os cães e gatos de Uberlândia fiquem protegidos contra a raiva, o Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia, neste sábado (23), das 8h às 16h, a etapa urbana da 37ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica. A campanha começou na zona rural, percorrendo propriedades, fazendas e chácaras, e foram imunizados 14.670 cães e gatos.  

Serão sete dias de vacinação (23/10 e de 25 a 30/10). A comunidade terá à disposição postos fixos e itinerantes (confira aqui), que foram mapeados para atender todos os setores da cidade. Os proprietários podem levar seus animais sempre das 8h às 16h. Devem receber a vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período.

A coordenadora Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, explicou que, caso o animal não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar o CCZ para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes. A coordenadora deu também algumas dicas para que a imunização dos cães e gatos seja feita com segurança.

“É importante que a população leve os cachorros nas coleiras para facilitar a aplicação da dose. Para animais de grande porte ou agressivos, também é necessário o uso de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou em materiais adequados para proteção. Essas são medidas essenciais para manter a segurança dos donos e dos vacinadores durante o processo”.

A coordenadora também explicou que não é necessário levar o cartão para garantir a imunização. Será entregue aos proprietários um comprovante que poderá ser anexado ao documento posteriormente. Qualquer dúvida em relação à vacinação, basta entrar em contato pelo 3213-1470.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE