Faleceu na tarde de sexta feira (22), em Niterói (RJ), o professor Joaquim de Oliveira, 90 anos, Chanceler da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Tratava-se de um grande empresário. Homem visionário, empreendedor, que tinha três grandes paixões: a família, em primeiro lugar; a educação e o esporte. Professor Joaquim, como era carinhosamente chamado, exerceu ainda, a função de Secretário de Esportes, na cidade de São Gonçalo (RJ), em várias administrações. Uma de suas marcas, foi o desenvolvimento do Handebol, na cidade.
Joaquim de Oliveira deixa a esposa, a também professora Marlene Salgado de Oliveira; três filhos, o primogênito, Senador Wellington Salgado de Oliveira – Presidente do Grupo Vitoriosa de Comunicações -; Jefferson Salgado de Oliveira; o caçula Wallace Salgado de Oliveira; netos, bisneta, além de legião de admiradores, frutos de uma vida honrada e, sobretudo, dedicada ao próximo. O Prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (Avante), decretou luto oficial de três dias na cidade.
O Chanceler estava hospitalizado, e não resistiu a um procedimento cirúrgico.Neste sábado (23), será realizado o seu último desejo: ser sepultado na cidade de São Gonçalo (RJ), terra que tanto amou e contribuiu para o seu progresso, que se expandiu para boa parte do Brasil, via ensino presencial e à distância.
O Gestor Joaquim de Oliveira deixou raízes profundas na cidade de Uberlândia (MG). Em mais um exemplo de sua paixão pela educação de qualidade e pelo esporte, foi decisivo na implantação do Centro Universitário do Triangulo, a Unitri, aqui no município. Na sequência, através do esporte, marcou uma época de ouro com a Unitri Basquete. Sempre que possível, estava presente nas arquibancadas do UTC e do Sabiazinho, para comemorar ao lado dos filhos, e da torcida, cada ponto, cada vitória e por consequência, memoráveis conquistas nacionais e internacionais para a cidade de Uberlândia.
Ficou a história de um grande líder. Suas ações criaram um legado, que inspira outros a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e tornarem-se mais. Nasceu anônimo, viveu e trabalhou intensamente para compartilhar conhecimento com os seus semelhantes durante toda uma vida.