Mais de 600 escolas estaduais terão Ensino Médio em Tempo Integral neste ano letivo

Em 2022, mais 210 novas unidades se juntam às atuais 391 escolas estaduais mineiras que já disponibilizam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Esse é o maior salto dado pela  Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em sua história. Ao todo, são 601 escolas, com um total de 97 mil vagas na modalidade.

Além de proporcionar a formação integral e a inclusão social de jovens, o EMTI tem a jornada ampliada, auxiliando o aprendizado regular e o desenvolvimento de habilidades.

Este ano será o primeiro da Escola Estadual Senhora do Bonsucesso, em Caeté, no oferecimento do tempo integral. “A modalidade está sendo um sucesso. Vários alunos vieram da rede privada para a pública, interessados no EMTI. Sabemos que essa proposta vai trazer novas oportunidades no mercado de trabalho, com carga horária maior de aulas o estudante estará mais bem preparado”, destaca a diretora Patrícia Brum.

Os alunos também estão empolgados com a proposta, é o que conta a estudante do 1° ano do ensino médio, Maria Flávia Torres. “Estou adorando a ideia de estudar em período Integral porque, neste pós-pandemia, será uma oportunidade de recuperar conteúdos, aprofundar e aprender”, afirma.

Continuidade

Nas unidades escolares que já disponibilizam o EMTI, a certeza é da continuação de um trabalho bem feito e que atenda às necessidades dos alunos, como é o caso da Escola Estadual Avany Villena Diniz, em Pará de Minas. A gestora Márcia Aparecida de Souza Santos conta que, devido à pandemia, os dois últimos anos foram muito difíceis, mas acredita que será possível recuperar o tempo com as atividades presenciais. 

“Nossa escola oferece o EMTI Profissional, com cursos de Eletroeletrônica e Eletrônica. Estamos com uma expectativa muito positiva. Montamos um laboratório, que os alunos poderão aproveitar, estamos pintando o prédio e recebemos mobiliário novo, comenta”.

Em 2021, a SEE/MG investiu mais de R$ 2,2 milhões em equipamentos para que unidades que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral pudessem montar Laboratórios de Práticas Experimentais.

Vagas remanescentes

Alunos do ensino médio que desejam estudar em escolas que disponibilizam o tempo integral devem se inscrever até 23/2. Esse é o período de vagas remanescentes. Para participar é preciso acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e escolher uma unidade de ensino que ofereça a modalidade.

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens do EMTI e as escolas que têm a iniciativa, basta acessar querointegral.com.br/mg.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE