O Tocantins Esporte Clube (TEC) é o mais novo tricampeão amador de Uberlândia. Com grande estilo derrotou o Roda Viva Esporte Clube (RVEC) pelo placar de cinco a um, na partida final do Campeonato Amador Divisão Especial, no domingo, 11 de setembro.
O time verde e branco não tomou conhecimento do adversário. Com ritmo avassalador, fez três a zero, nos primeiros 15 minutos de jogo.
Logo aos 4 minutos, Luiz Gustavo, o Mãozinha, soube aproveitar ótimo lançamento de Paulinho Bombeiro. Na saída do goleiro Alex, tocou por cobertura. A bola morreu no fundo da rede.
Aos 10 minutos, cruzamento do zagueiro Andrezão na entrada da grande área. Joilson subiu mais alto do que os defensores e cabeceou no ângulo, fazendo Tocantins dois a zero.
O terceiro gol aconteceu cinco minutos depois. Em um rebote, o experiente zagueiro Junão só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede.
O Roda Viva, ainda no primeiro tempo esboçou a reação, mas perdeu duas grandes oportunidades com os atacantes Serginho e Gustavo. Desta forma, o primeiro tempo terminou com larga vantagem para o Toca.
Na etapa final, o Tocantins voltou ainda melhor, tanto que a um minuto, fez o quarto, com Patrick.
E não parou por aí. Aos 16 minutos, Patrick novamente ampliou o marcador para cinco a zero. E foi um golaço. O centroavante ganhou na velocidade, e da intermediária, bateu por cobertura. O famoso grito de “é campeão” ecoou nas arquibancadas do estádio.
O gol de honra do Roda Viva aconteceu aos trinta e três minutos, através de Macdovall.
JOGO LIMPO
Apesar da derrota por cinco a um e a perda do título, o Roda Viva caiu de pé, e com jogo limpo. Em nem um momento apelou para a violência, muito menos praticou jogadas desleais.
Da mesma forma, o Tocantins, com placar elástico, jogou sempre pra frente em busca de mais gols.
OPINIÃO
O desfecho da Divisão Especial ficou de bom tamanho para as duas equipes. O Tocantins, que possui investimento de time profissional, fez valer o melhor elenco, a melhor estrutura. O título ficou de posse de quem entrou no campeonato para ser campeão, e ao final, sagrou-se o mais novo tricampeão da cidade de Uberlândia. O Roda Viva está com missão cumprida. Se reorganizou para esta temporada, e sem dúvida, foi a grande surpresa positiva da competição.
CAMPANHAS
TOCANTINS EC
19 jogos
16 vitórias
50 pontos
53 gols a favor
12 gols contra
RODA VIVA EC
19 jogos
9 vitórias
33 pontos
28 gols a favor
26 gols contra
FICHA TÉCNICA
Tocantins 5-1 Roda Viva
Estádio Airton Borges
Domingo, 11 de setembro de 2022
Gols do Tocantins:
Patrick (2), Mãozinha, Junão e Joilson
Gol do Roda Viva:
Macdovall
Árbitro: Silvio Teodoro
Assistentes: Nigel Lobato e Ricardo Coelho
Quarto árbitro: Valdeni Teodoro
Quinto árbitro: Ricardo Tiburcio
Representante: Letícia Santos
Não houve cartão vermelho
TOCANTINS:
Cleyson; Diego Carlos (Daniel Fumaça), Andrezão (Jalnir), Junão e Paulinho Bombeiro;
Fabrício (Balduino), Joilson, Patrick (Leozinho), Luiz Gustavo Mãozinha (Bruno Smith); Andrey (Hudson) e Queijinho (Ted Love). Técnico: Wisner Dantas.
RODA VIVA:
Alex; Geyson (Roni), Cauê, Neto (João Pedro) e Marinho Donizete; João Vítor (Anderson), Ramalho (Thiago Mello), Allisson (Tita); Geandro (Fernandinho), Gustavo (Macdovall) e Serginho. Técnico: Hugo Roberto.
GALERIA DE CAMPEÕES
7 títulos: Uberlândia EC.
6 títulos: Ipiranga
5 títulos: XV de Novembro, Estrela Dalva, Floresta, Omega e Guarany
4 títulos: Prada
3 títulos: Fluminense, Rio Branco, América, Tocantins
2 títulos: Flamengo, Grêmio, Tibery, Tocantins, Guará
1 título – Portuguesa Uberlandense, Mogiana, Vasco da Gama, Progresso e Arsenal.