Seleção Brasileira levantou taça do inédito Penta há 21 anos

Há 21 anos, o Brasil conquistava o pentacampeonato Mundial contra a Alemanha

Nesta sexta-feira (30), a Seleção Brasileira comemora 21 anos da conquista do inédito pentacampeonato mundial. Em 30 de junho de 2002, Ronaldo Fenômeno marcou os dois gols do Brasil na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha, na final disputada no estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

A CBF parabeniza todos os atletas e integrantes da delegação brasileira que participaram da conquista histórica na Ásia em 2002.

“É uma honra poder homenagear esses gigantes do futebol mundial. É sempre importante reverenciar os nossos ídolos e nossas conquistas. A campanha invicta da Seleção na conquista do inédito penta foi a prova da força do futebol brasileiro. Parabéns mais um vez a cada atleta e integrantes da delegação pelo trabalho exemplar”, afirmou o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que acompanhou todo o Mundial com a delegação brasileira. Na época, ele era presidente da Federação Bahiana de Futebol.

A trajetória da Canarinho na Copa do Mundo teve início na campanha perfeita da fase de grupos, com as três vitórias contra Turquia, China e Costa Rica. Todos os jogos disputados na Coréia do Sul. Onze gols foi o desempenho ofensivo do Brasil, que veio a enfrentar a Bélgica nas oitavas de final.

Brasil x Alemanha - Copa do Mundo 2002 - Ronaldo e RivaldoRonaldo e Rivaldo foram responsáveis por 13 dos 18 gols do Brasil na Copa do Mundo
Créditos: FIFA

Nas oitavas, a Seleção Brasileira teve um dos confrontos mais difíceis da campanha vitoriosa. No seu primeiro jogo no Japão, o Brasil venceu os belgas, por 2 a 0, com gols de Ronaldo e Rivaldo, e seguiu na competição. A Inglaterra foi a próxima adversária e foi superada pela equipe de Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Bola de Ouro da FIFA de 2001, Michael Owen abriu o placar para os ingleses, igualado por Rivaldo em linda jogada de contra-ataque. Em cobrança de falta, Ronaldinho Gaúcho criou a eterna dúvida se chutou a gol ou cruzou para a área na virada do Brasil. 

Brasil 1 x 0 Turquia, na semifinal da Copa do Mundo de 2002Perseguição dos turcos a Denílson é um dos lances icônicos do Brasil na Copa de 2002
Créditos: Get Images

O Mundial chegava próximo do final e seleções fortes foram eliminados, caso da Itália – nas quartas de final, perdeu para a Coréia do Sul – e Espanha – superada também pela Coréia do Sul, nos pênaltis. 

Na semifinal, o Brasil reencontrou a Turquia e a dificuldade se manteve a mesma. Foi necessário o bico da chuteira de Ronaldo para colocar a bola no fundo das redes e levar a Canarinho à sétima final de sua história, a terceira consecutiva. Do outro lado da chave, a Alemanha venceu a Coréia do Sul, anfitriã e uma das sensações da Copa. E assim se definiu a final entre o tetracampeão Brasil e a tricampeã Alemanha.

Brasil x Bélgica - Copa do Mundo 2002 - Rivaldo e Ronaldinho GaúchoGol de Rivaldo desafogou o Brasil nas oitavas de final contra a Bélgica
Créditos: FIFA

A partida estava marcada para começar às 20 horas (horário local) e, antes do apito inicial, foi quebrado o protocolo inicial do jogo. Vampeta se meteu na foto dos 11 titulares e foi seguido pelo restante dos jogadores. A imagem entrou para a história e mostrou a união do grupo brasileiro em busca de um só objetivo: a conquista do pentacampeonato. 

Lúcio, Edmilson, Roque Júnior, Gilberto Silva, Marcos, Kaká, Vampeta, Anderson Polga, Dida, Rogério Ceni, Belletti, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Roberto Carlos, Kleberson, Rivaldo, Cafú, Júnior, Ricardinho, Luizão, Edilson, Denílson e Juninho Paulista23 convocados do Brasil antes da final contra a Alemanha
Créditos: Acervo CBF

A Seleção foi a campo com o inesquecível time formado por Marcos, no gol, e a zaga composta por três zagueiros: Lúcio, Edmílson e Roque Júnior. Nas laterais, uma das maiores duplas de todos os tempos, com Roberto Carlos e o capitão, Cafu. No meio de campo, Gilberto Silva e Kléberson eram os responsáveis por dar a sustentação defensiva e ofensiva para que o ataque brasileiro brilhasse. Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno foram responsáveis por 15 dos 18 gols do Brasil no Mundial.

Se vencesse, a Alemanha chegaria à quarta conquista e igualaria o Brasil em número de títulos. 

Ronaldinho GaúchoEm cobrança de falta, Ronaldinho Gaúcho marcou o gol da vitória do Brasil contra a Inglaterra
Créditos: FIFA/Getty Images

Toda a equipe brasileira foi exigida na decisão, como, por exemplo, o goleiro Marcos, que fez grandes intervenções ao longo do jogo, incluindo uma defesa em cobrança de falta de Neuville. Do lado alemão, superar o goleiro Oliver Kahn, eleito o melhor jogador da Copa, não seria tarefa fácil para os atacantes. 

Entidade máxima do futebol brasileiro comemora 109 anos de fundaçãoHá 21 anos, o Brasil conquistava o pentacampeonato Mundial contra a Alemanha
Créditos: Acervo CBF 

Mas o camisa 9 não seria parado. Aproveitando rebote do arqueiro alemão em chute de Rivaldo, Fenômeno abriu o placar na final para o Brasil, aos 67 minutos do segundo tempo. Aos 79 minutos, com sua categoria característica, Ronaldo arrematou no canto e definiu o título para o Brasil. O tento foi o oitavo do goleador na Copa do Mundo e garantiu o prêmio de artilheiro ao atacante.

Ronaldo comemora gol na final da Copa do Mundo contra a AlemanhaRonaldo comemora gol na final da Copa do Mundo contra a Alemanha
Créditos: FIFA

No estádio de Yokohama, o Brasil chegava pela quinta vez ao topo do futebol mundial, o maior campeão da história, honraria que se mantém até hoje.

Junho é um mês especial para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sempre reverência as Seleções campeãs mundiais, como fez com as gerações da Copa de 58 e da Copa de 70. Por isso, a CBF agradece aos 23 atletas pentacampeões da Copa do Mundo de 2002.

GOLEIROS

Marcos – Palmeiras

Dida – Corinthians

Rogério Ceni – São Paulo

DEFENSORES

Cafú – Roma (ITA)

Lúcio – Bayer Leverkusen (ALE)

Edmílson – Lyon (FRA)

Roberto Carlos – Real Madrid (ESP)

Roque Júnior – Milan (ITA)

Júnior – Parma (ITA)

Belletti – São Paulo

Anderson Polga – Grêmio

MEIO-CAMPISTAS

Gilberto Silva – Atlético Mineiro

Kléberson – Atlhletico Paranaense

Juninho Paulista – Flamengo

Vampeta – Corinthians

Kaká – São Paulo

Ricardinho – Corinthians

ATACANTES

Ronaldo – Inter de Milão (ITA)

Rivaldo – Barcelona (ESP)

Ronaldinho Gaúcho – PSG (FRA)

Denílson – Real Betis (ESP)

Luizão – Grêmio

Edilson – Cruzeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE