Polícia Civil inaugura Delegacias Rurais em Patrocínio e em Guaxupé

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instituiu oficialmente, na última quarta-feira (12/7), mais duas Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais no interior do estado. As unidades foram formalizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, e em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba. Com o incremento, a PCMG espera reduzir ainda mais os crimes cometidos contra produtores rurais e o homem do campo.

As delegacias foram criadas com base na Resolução nº 8.179, de 21 de julho de 2021. O objetivo é reprimir e exercer as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal no que se refere aos crimes de furto de gado e aos demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural, especialmente os que tenham por objeto material insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Em ambas as cidades, as equipes da PCMG serão dedicadas à Delegacia Rural, ou seja, não haverá prejuízo ao desempenho das funções policiais nas unidades policiais de origem. O delegado regional em Guaxupé, Fabiano Mazzarotto Gonçalves, comemorou a formalização da Especializada como um novo marco para a região. “A Delegacia Rural terá ampla relevância em uma região marcada pelo agronegócio e que abriga uma das maiores produções cafeeiras do país”, destacou.

O delegado que assume a Especializada em Guaxupé, Gabriel Belchior, ressaltou ainda que “o projeto atende a uma população de cerca de 150 mil habitantes e garantirá mais segurança ao cidadão guaxupeano, em especial ao homem do campo”.

Segurança e desenvolvimento

O chefe do 10º Departamento de Polícia Civil, delegado Jean Pierre Batista Neves, afirmou que é uma grande conquista para a população de Patrocínio e região a publicação da norma que cria a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais. “A unidade especializada proporcionará maior segurança pública ao homem do campo, incentivando o investimento, geração de empregos e ganhos sociais, em uma região tão rica. Portanto, o projeto reconhece e potencializa estes atributos”, salientou o delegado.

A criação de uma delegacia voltada ao atendimento de crimes rurais é um anseio antigo da população em Patrocínio. O titular da delegacia, delegado Geraldo Junio Gonçalves, destacou que a nova pasta permitirá a especialização dos servidores, que poderão servir como referencial aos demais policiais da região e entregar à população investigações mais qualificadas. “A sedimentação da recém-criada Delegacia Rural tem tudo para apresentar excelentes resultados, tendo como pressuposto o trabalho coordenado das diversas esferas de gestão. Ganha a sociedade, ganha a instituição”, pontuou.

O delegado regional em Patrocínio, Alisson Felipe Procópio Sentevilles, explicou que a iniciativa é um grande avanço, na medida em que busca dar eficiência às medidas judiciais e investigativas em relação aos delitos cometidos contra a cadeia produtiva rural. “Tendo em vista o protagonismo econômico que a atividade agrícola representa na nossa região, acreditamos que essa delegacia poderá atender com maior eficiência e efetividade aos crimes cometidos no campo, protegendo assim toda a cadeia e a classe trabalhadora da nossa região”.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE