Governo amplia parceria para levar empreendedorismo às escolas estaduais

Governo de Minas tem estreitado a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para ampliar a utilização da metodologia de educação empreendedora, do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da instituição, nas escolas da rede estadual de ensino. 

Em palestra na manhã desta quarta-feira (10/4), na sede do Sebrae, o governador Romeu Zema  destacou a iniciativa de sucesso dessa parceria e compartilhou com mais de 500 estudantes a sua trajetória e experiência até chegar à gestão pública.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“Essa parceria com o Sebrae Minas é muito importante, principalmente quando o assunto é educação. Tenho certeza de que com este Núcleo de Empreendedorismo, vocês poderão ganhar ainda mais conhecimento sobre o que fazer após se formarem”, enfatizou. 

Desde março, o NEJ, sediado em Belo Horizonte, passou a disponibilizar o curso Técnico em Administração pelo Projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas.  A primeira turma do projeto reúne 31 estudantes no curso.

Outras 13 escolas da rede pública estadual também passaram a receber a metodologia do NEJ em março. Cerca de 460 estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano serão beneficiados pela iniciativa ao longo deste ano. Todos os professores da rede pública envolvidos com a iniciativa estão sendo capacitados para adoção dessa metodologia.

Durante o evento desta quarta-feira, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, reiterou a importância da parceria, especialmente para aqueles alunos que ainda têm dúvidas de qual caminho seguir após a formatura.

“Muitos alunos perguntam o que fazer depois do ensino médio. E aqui está uma saída, o empreendedorismo. Empreender, esse é o nosso objetivo. É por isso que a gente está aqui. Construindo oportunidades, além do Trilhas de Futuro, que é onde nós já oferecemos mais de 140 mil vagas e somos o estado que mais forma profissionais. Nós agora temos essa grande parceria. Uma linha que é trabalhar empreendedorismo dentro do currículo nas aulas”, ressaltou.

Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo de Minas que busca oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com a perspectiva de empregabilidade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, em todo estado.

Formação empreendedora

O NEJ é o projeto social da Escola do Sebrae e utiliza a mesma metodologia adotada nesta instituição que é pioneira e referência nacional no ensino de educação empreendedora.  Desde sua fundação, em 2010, o NEJ já capacitou mais de 3 mil estudantes e egressos de escolas públicas. 

“O projeto estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão, além de características empreendedoras como autonomia, proatividade, pensamento crítico, criatividade e responsabilidade sócioambiental”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Além da unidade na capital mineira, o NEJ tem unidades em Araxá, Ibirité, Itabira, Itabirito, Conceição do Mato Dentro, Patos de Minas, Uberaba, Nova Lima, Ouro Preto, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves, e também em Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Toledo (PR).

Escolas do estaduais que já oferecem a metologia:

  • Belo Horizonte: EE Pedro França, EE Walt Disney, EE Zilda Arns Neumann e EE Cecília Meireles
  • Brumadinho: EE Paulo Neto Alkimim
  • Contagem: EE Deputado Renato Azeredo e EE Helena Guerra
  • Mateus Leme: EE Domingos Justino Ribeiro
  • Sarzedo: EE Professor Ernesto Carneiro Santiago
  • Ribeirão das Neves: EE Antônio Rigueira da Fonseca e EE Manoel Martins de Melo
  • Santa Luzia: EE Geraldo Teixeira da Costa
  • Vespasiano: EE Machado de Assis
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE