Debate na Itatiaia e Vitoriosa: Confira as considerações finais dos candidatos à prefeitura de Uberlândia

Debate aconteceu no estúdio da TV Vitoriosa, em Uberlândia, MG

Por Rádio Itatiaia

17/07/2024 – 11h26

Itatiaia promoveu mais um debate com candidatos à prefeitura no interior de Minas Gerais. Nesta terça-feira (17), em parceria com a Rádio Vitoriosa 105,5 FM, foi a vez de sabatina em Uberlândia. Foram convidados Leonídio Bouças (PSDB), Paulo Sérgio (PP) e Dandara (PT).

Ao longo dos primeiros blocos, os candidatos trocaram farpas e acusações relacionados à participação em governos municipais anteriores.

Confira as considerações finais feitas dos três candidatos no último bloco:

Paulo Sérgio (PP)

“Tenho orgulho de viver nessa cidade. Do jeito que foi falado pelos dois candidatos, parece que a cidade de Uberlândia é muito ruim. Que tá tudo ruim. Segurança muito ruim. Transporte muito ruim, mas eu não sinto essa realidade. Trabalhamos muito para a cidade. Fui eleito vice-prefeito há oito anos, mas estou com o prefeito há 20 anos desde o primeiro dia, do primeiro mandato.

Em 2017, quando cheguei como vice-prefeito e a função do vice é ajudar o prefeito a administrar a cidade que todos nós nos orgulhamos de morar, nós encontramos o caos. O nome da cidade estava na lama e todos os servidores estavam desmotivados por falta de receber salário, de valorização. Nosso hospital municipal estava as traças. Leitos fechados por incompetência administrativa. Nós reconstruímos Uberlândia. Regatamos a dignidade e conceito da nossa cidade. Atraímos investimentos. Geramos emprego, melhoramos a saúde.

No segundo mandato, tivemos a pandemia e mesmo assim tomamos a atitude que tinha que tomar. Passamos por esse momento de dificuldade. Todos que tiveram vontade de se vacinar, vacinaram. A estrutura de Uberlândia está feita e nós não podemos arriscar nosso futuro. Pretendemos eleger um prefeito que a gente tenha certeza que vai continuar nesse caminho. Do progresso, do desenvolvimento, do avanço. Nós não vamos no caminho dos outros candidatos. O caminho do retrocesso, que acabou com nossa cidade, do caminho que destruiu nossa educação, nossa saúde, deixou o transporte público na lama, nosso hospital. Nós vamos, sim, continuar trabalhando na escola do prefeito Odelmo. Eu me orgulho de morar na cidade que tem como líder o prefeito Odelmo que tanto fez, até como uma homenagem, um resgate. Eu me comprometo a trabalhar muito pela nossa cidade e peço seu voto de confiança.”

Leonídio Bouças (PSDB)

“Uberlândia foi construída com muito trabalho, com muitos bons prefeitos. Eu estive ao lado desses grandes homens, tive a alegria, a honra de trabalhar om Virgílio Galassi, Paulo Ferolla e foi a época de ouro. Tudo que tem de maior e de importante em Uberlândia para atender a nossa gente. A maior parte das UAIs, nosso Parque do Sabiá, tudo foi feito durante aquele governo, os terminais centrais, que antes as pessoas pagavam duas passagens de ônibus para se dirigir a um lado e outro da cidade.
Nós estamos vindo para modernizar. Uberlândia é uma cidade bacana, graças ao que foi feito no passado. Muitas coisas foram feitas agora também, pois eu participei desse governo. Não adianta tentar nos colocar de fora dos bons governos e nos colocar ao lado de um que foi considerado um governo ruim. Nós ajudamos todos. Por isso eu sou o único candidato com experiência, que sei dialogar com as pessoas, que tenho o respeito com todo mundo, que sei todos os bairros, mas eu não sei de ano eleitoral. Eu conheço de uma vida inteira. Eu andava no São Jorge quando a avenida Continental era terra ainda.

Celebrando e fazendo mutirões no Seringueira. É uma vida de muito trabalho. A cidade inteira conhece Leonídio Bouças, agora tem certas pessoas querendo destruir, querendo nos julgar por algo que não representamos. A candidata do PT está ali. Um homem independente e que a candidatura tem um padrinho: você. É o povo de Uberlândia que tem apadrinhado minha campanha, que tem me abraçado nas ruas, que tem entendido que hoje, a melhor solução para Uberlândia que não representa nenhum dos extremos. Nós, pela experiência, vamos no governo federal buscar recursos. Coisa que outra aqui não vai encontrar as portas abertas. Vamos ao governo estadual, pois sou um deputado e construí pontes nos governos. Vou resolver os problemas na saúde como médico, como educador vou resolver e melhorar nossa educação. Nós vamos enfrentar o problema da segurança. Vamos trabalhar para melhorar a sua vida.”

Dandara (PT)

“Vocês viram que pareceu dois meninos brigando, né? O Leonídio vem com um papinho de experiência que nem ele acredita, pois ele foi vice-prefeito aos 30 anos e só tinha sido vereador. Eu estou me candidatando à prefeitura com 30 anos e fui vereadora e deputada federal.

O outro, Paulo Sérgio, veio cheio de ideias e propostas que poderia ter feito, mas não fez. Ele representa uma elite que quer manter apenas privilégio e poder na cidade de Uberlândia. É a velha política.

Estou trabalhando muito em Brasília, mas estou me dispondo a ser prefeita de Uberlândia, pois eu acredito que posso fazer mais pela nossa cidade. Eu trouxe para cá R$ 700 milhões de reais, duas mil casas do Minha Casa Minha Vida. 1.364 na modalidade de construtoras, que já começou a construir e agora que o filho é bonito eles querem ser pais. Nós trouxemos 500 casas na modalidade entidades que serão construídas. 216 ônibus elétricos que vai renovar mais da metade da frota e são ônibus de qualidade. Isso sem falar o tanto de dinheiro que eu trouxe na saúde e na educação para a nossa universidade. O que está em jogo nesse momento é o futuro ou mais do mesmo. Quero apresentar a renovação com responsabilidade. Tenho fé que juntos nós podemos construir isso. Tenho fé, pois tenho orgulho de morar em Uberlândia e eu sei que essa cidade que nos orgulhamos é resultado do nosso trabalho, da nossa gente, que acorda cedo para sobreviver. Eles têm que colocar algo na cabeça deles: Uberlândia não tem dono. Acabou a história de achar que é um grande fazendão iluminado. Não. Uberlândia é importante e é de todo mundo que constrói ela no dia a dia. Uma cidade que seja boa para todos e não só para quem é bem-nascido. Tenho orgulho de ser da periferia. Batalhei muito para chegar até aqui e não sou uma aventura. Construí uma carreira política solida pautada na responsabilidade. Diferente deles que só prometem coisas que não vão fazer. Se você acredita que Uberlândia é para todo mundo. Vem com a gente. Tenho apoio do presidente Lula, de empresários, de movimentos sociais, mas o apoio mais importante que eu preciso é o seu.”

Parte da equipe Itatiaia e Rádio Vitoriosa, que conduziu com brilhantismo o debate eleitoral na cidade de Uberlândia

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE