Uberlândia é a 6ª do Brasil e a 1ª de Minas em ranking de governança entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes

Mais um importante reconhecimento às políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia de estímulo ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável no município foi registrado neste ano. Novamente, a segunda maior cidade de Minas Gerais foi destaque nacional em gestão: no ranking 2024 do Índice de Governança Municipal (IGM), foi a sexta do Brasil e a primeira do estado entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) maior que R$ 32.336. A placa de premiação foi encaminhada ao prefeito Odelmo Leão, nesta segunda-feira (8), pelo presidente do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), Jehu Pinto de Aguilar Filho.

Divulgada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), a classificação apresenta avaliações divididas em três grandes grupos: Finanças, Gestão e Desempenho. Esses tópicos reúnem indicadores públicos das cidades das áreas de Saneamento e Meio Ambiente, Saúde, Vulnerabilidade Social, Segurança e Educação, Fiscal, Investimento (per capita), Equilíbrio Previdenciário, Custo do Legislativo, Colaboradores e Planejamento e Transparência.

No ranqueamento IGM/CFA, Uberlândia passou de 6,84 em 2023 para nota média de 7,75 em 2024, ficando à frente de outras capitais como Curitiba (PR- 7,35), Belo Horizonte (MG- 7,29), São Paulo (SP- 6,71), Florianópolis (SC- 6,12), Campo Grande (MS- 6,12), Manaus (AM- 5,92) e Rio de Janeiro (RJ- 5,68). Também ficou em melhor posição que outras cidades do interior notadamente desenvolvidas como Ribeirão Preto (SP- 7,58), Campinas (SP- 7,57), Blumenau (SC- 7,42), Caxias do Sul (RS- 7,31) e Maringá (PR- 7,11).

Entre os quesitos avaliados, Uberlândia conquistou nota média 8,15 na dimensão “Gestão”. Com o índice, ainda no grupo de municípios com população acima de 100 mil habitantes e PIB maior que R$ 32.336, a cidade ficou na segunda posição estadual, à frente de Belo Horizonte (7,35), e na 10ª colocação nacional, superando todas as capitais presentes nesta estratificação. Na dimensão Desempenho, Uberlândia recebeu nota média 8,39 (1ª de Minas e 12ª do país).

Lançado em 2016, o IGM analisa a situação administrativa de mais de 5 mil municípios brasileiros e serve como bússola para gestores analisarem o desempenho de suas cidades em diferentes aspectos, considerando, desde a edição do ano passado, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde e bem-estar, água potável e saneamento e educação de qualidade. O estudo tem como base fontes oficiais como o DataSUS, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), entre outros.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE